segunda-feira, 30 de julho de 2012


                                                                AURICULOTERAPIA
              A auriculoterapia é uma técnica terapêutica que trata disfunções e promove analgesia através de estímulos em pontos reflexos na orelha externa ou no pavilhão auricular estimulando pontos situados na orelha, que correspondem a todos os órgãos e funções do corpo. Estes estímulos são feitos em pontos específicos utilizando agulhas, sementes ou cristais.
A auriculoterapia é um sistema independente dentro da acupuntura e a aplicação atual da auriculoterapia não se restringe apenas ao tratamento das enfermidades através dos pontos auriculares, mas o seu efeito é potencializado quando é realizado junto ao tratamento da acupuntura sistêmica tradicional. Através de estudos sobre a auriculoterapia identificamos que é possível tratar qualquer tipo de desequilíbrio, seja ele de origem física ou mental, podendo ser associado a qualquer terapia, pois em conjunto com outras terapias, dinamiza os efeitos benéficos de qualquer tratamento.
A gama de indicações da acupuntura auricular é ampla, o método é relativamente simples e econômico e ocorrem poucos efeitos colaterais. Devido a estas razões, a acupuntura auricular tem se tornado cada vez mais popular, tanto na China quanto em outros países.
A acupuntura auricular não é só eficaz no tratamento de uma ampla variedade de doenças comuns, é utilizada também, obtendo bons resultados no tratamento de doenças de difícil resolução ou como analgésico durante o ato cirúrgico. É recomendável que o paciente que procure o atendimento de Auriculoterapia seja atendido por um Acupunturista devido aos conhecimentos na Medicina Tradicional Chinesa, pois a orelha é uma parte sistêmica muito sensível e que deve ser cautelosa ao ser utilizada para que evite infecções ou até mesmo a mutilação da orelha. Nos últimos anos, a auriculoterapia vem sendo aplicada como êxito no tratamento de algias e em procedimentos de analgesia profunda. Os resultados obtidos através da Auriculoterapia são rápidos e eficientes, pois ao tratarmos os pontos auriculares, estamos estimulando o próprio organismo a se curar, com que ele produza substâncias que venham restabelecer o equilíbrio do organismo, resultando na recuperação da saúde. Sua eficácia é observada já nos primeiros atendimentos, tendo uma grande satisfação dos pacientes, no primeiro mês em que se submetem as técnicas da Auriculoterapia.

Acupuntura na Saúde da Mulher
·         Menopausa : auxílio na diminuição dos sintomas como os calorões ou irritabilidade.
·         TPM: diminuição de sintomas emocionais como nervosismo e físicos como inchaço.
·         Ciclos menstruais irregulares: ciclos longos, espaçados ou em excesso.
·         Hemorragia: ciclos intensos
·         Obesidade: auxílio na perda de peso e gordura localizada
·         Estética: diminuição de rugas, celulite, gordura localizada.
·         Depressão: tristeza, apatia, desinteresse
·         Ansiedade, nervosismo
·         Cólicas: diminuição imediata das dores
·         Edemas: inchaços ocasionais ou crônico
·         Gravidez: nutrição do feto, inchaço, náusea, sono, dores na coluna
·         Trabalho de parto: facilitação, diminuição da dor
·         Leucorréia: corrimentos recorrentes
O tratamento por acupuntura ocorre após uma avaliação inicial global, com análise de histórico, avaliação física, emocional e energética, quando o Acupunturista traça um perfil e diagnóstico energético.
Após isso, são marcadas sessões de acordo com a necessidade da pessoa, 2 vezes na semana, semanalmente ou quinzenalmente, onde é sempre realizado reavaliação a partir do feedback do paciente.
Os instrumentos utilizados são variados, de acordo com a necessidade e preferência da mulher: agulhas, moxa (calor), sementes e ervas (fitoterapia), stiper, eletroacupuntura, do-in (pressão manual), entre outros.
Agende uma avaliação!
Responsável:

Leticia de Souza Andrade
Fisioterapeuta Especialista em Fisioterapia Dermato Funcional
Pós Graduando em Acupuntura Chinesa Sistêmica

terça-feira, 3 de julho de 2012

SUBCISÃO CELULITE


Estética
Técnica para tratar celulite avançada
Os casos mais avançados de celulite, quando se formam "buracos" sobre a pele das nádegas e parte alta das coxas, podem ser tratados com cirurgia e anestesia local. Estas depressões da pele são formadas por septos fibrosos subcutâneos que puxam a superfície da pele para baixo, dando o aspecto de casca de laranja. A técnica, chamada de subcisão, consiste exatamente na eliminação destes septos e preenchimento do espaço deprimido.
O seu uso no tratamento da celulite foi baseado no uso da subcisão para o tratamento de rugas e cicatrizes, quando uma agulha de ponta cortante é introduzida sob a pele provocando o seu descolamento e sangramento no local. Este sangramento forma um hematoma que se reorganiza dando formação à novo tecido colágeno, que preenche o espaço elevando as rugas ou cicatrizes. É o chamado preenchimento autólogo, quando se utiliza tecido do próprio corpo como material preenchedor.
Subcisão na celulite
No caso da cirurgia para o tratamento da celulite, a agulha "bisturizada" é usada para cortar os septos fibrosos abaixo da pele, causadores dos "buracos" da celulite em estágio avançado. O corte interrompe a tração exercida pelos septos sobre a pele, que é liberada e se eleva, corrigindo as depressões características da celulite. Além disso, como a agulha também atinge vasos sanguíneos, o hematoma dará origem a novo tecido conjuntivo, que ocupará o espaço antes deprimido.
O período pós-operatório é longo – cerca de 30 dias – e exige cuidados especiais da paciente, como o uso de cinta compressiva, além de acompanhamento médico. Formam-se grandes manchas roxas que posteriormente serão reabsorvidas pelo organismo.
Por tratar-se de um procedimento cirúrgico, só pode ser realizado por médicos treinados para a correta execução da técnica.