sexta-feira, 31 de agosto de 2012

Conheça os dez mandamentos contra a celulite.

Coxa, costas, barriga, interior dos joelhos e braços. De acordo com a idade, são estes os pontos onde as celulites mais atacam as mulheres. A anti-estética "pele de laranja" tem dez inimigos. A seguir, mostramos como combatê-los.

Tire um dia para se purificar
Para limpar seu sistema digestivo e eliminar as toxinas, faça uma purificação com sucos vegetais, tome meio litro antes de cada refeição. Alguns dos vegetais mais indicados são: aipo, maçã e espinafre. Outra opção para sua jornada da purificação consiste ingerir somente frutas, hortaliças ou verduras da estação. 

Reforce sua reserva de metal
Além de prevenir a anemia, as verduras, hortaliças e alimentos ricos em ferro devem estar presentes em sua mesa porque a carência deste mineral favorece o surgimento de celulites. Consulte seu médico sobre a possibilidade de tomar um suplemento alimentar. 

Consuma pouco sal 
Reduza o consumo de sódio, que não está presente apenas no sal de mesa, ele também é encontrado em produtos embutidos e pré-cozidos. Em vez de sal refinado, que favorece a retenção de líquidos, use o sal grosso, que contém dezenas de minerais e proporciona mais sabor em menor quantidade. Prefira usar temperos vegetais para dar sabor aos alimentos. 

Invista nos chás
A sálvia e o chá verde são plantas medicinais eficazes para eliminar os líquidos e as toxinas. Outras ervas medicinais que ajudam a eliminar a celulite são a menta e o espinho branco. 

Controle o peso 
Ainda que uma dieta com baixas calorias ajude a combater a celulite, este problema também atinge as mulheres magras. Tanto as dietas ricas em gorduras, que contribuem para a obesidade, como os regimes com muitas restrições, aceleram o surgimento de celulites. 

Hidrate-se em abundância
Tome ao menos dois litros de líquidos por dia: deles, oito copos de água, entre comidas, sucos, sopas, bebidas light, exceto álcool. A hidratação facilita o trabalho dos rins, a purificação orgânica, a circulação, a eliminação de líquidos, e ajuda, ainda, na digestão dos alimentos. 

Opte pelo natural
Os alimentos fritos, enlatados, processados ou refinados, com aditivos, conservantes, corantes ou substâncias artificiais, além de dificultar a digestão e conter alta quantidade de açúcares e gorduras, aumentam o acumulo de toxinas. Os alimentos crus, cozidos ao vapor, biológicos e integrais, se digerem e se assimilam melhor, possuem mais nutrientes e menos compostos tóxicos. 

Consuma mais fibras para agilizar ao trabalho do intestino
As comidas ricas em fibras vegetais são mais úmidas, o que facilita sua movimentação no intestino e conseqüentemente, sua eliminação. As frutas, verduras, legumes e cereais são as melhores fontes naturais deste composto que também pode ser encontrado em suplementos. 

Consuma potássio
Este mineral, que trabalha em conjunto com o sódio para regular a quantidade de água presente no organismo e o delicado mecanismo que determina sua distribuição, é um dos suplementos mais prescritos pelos médicos. Sua ausência no organismo, além de promover a acne e a pele seca, altera o equilíbrio hídrico. Você o encontra nas frutas, hortaliças cruas, bananas e berinjelas. 

Escolha as formas de cozimento mais saudáveis 
Para as carnes e pescados, use a grelha, ferva ou cozinhe ao forno. As verduras, sempre que possível, coma-as cruas. Os ovos devem ser passados por água ou em omeletes, evite fritá-los.

terça-feira, 28 de agosto de 2012

Tratamento das estrias

As estrias atróficas são lesões decorrentes da degeneração das fibras elásticas da pele que ocorrem por sua distensão exagerada ou devido a alterações hormonais. É comum o surgimento durante a puberdade em decorrência do crescimento acelerado nesta fase da vida e também na obesidade e na gravidez. Atinge os dois sexos porém é mais frequente no sexo feminino, sendo uma das principais queixas de estética entre as mulheres.
A ruptura das fibras forma lesões lineares, geralmente paralelas, que podem variar de 1 a vários centímetros de extensão. Surgem principalmente nas coxas, nádegas, abdomem (gravidez), mamas e dorso do tronco (homens). Inicialmente as lesões são avermelhadas ou róseas evoluindo mais tarde para uma tonalidade esbranquiçada, com pele de aspecto deprimido. Em pessoas de pele morena as estrias podem ser mais escuras que a pele sadia. A pele na área afetada tem consistência frouxa.

Como evitar?
O surgimento das estrias depende de uma tendência pessoal. Algumas pessoas as desenvolvem mesmo com pouca distensão da pele e outras não desenvolvem estrias nem na gravidez, quando a distensão da pele é muito grande.
De qualquer forma, recomenda-se a hidratação intensa da pele com cremes e loções hidratantes para tentar evitá-las, principalmente em pessoas com histórico familiar de estrias. Deve-se beber pelo menos 8 copos grandes de água por dia (2 litros) e evitar engordar demais e rapidamente, eliminando doces e gorduras da dieta e praticando exercícios físicos regularmente. Nas meninas, na fase da puberdade, estes cuidados são muito importantes, pois é nessa época que costumam surgir as estrias nas nádegas, coxas e mamas. Nos rapazes, a fase do "estirão" pode causar estrias horizontais no dorso do tronco.
Tratamento
As estrias são lesões irreversíveis e portanto não existe um tratamento que faça a pele voltar ao que era antes. Os tratamentos visam melhorar o aspecto das lesões, estimulando a formação de tecido colágeno subjacente e tornando-as mais semelhantes à pele ao redor. Para isso várias técnicas podem ser empregadas, entre elas:
·         tratamento com ácidos: alguns tipos de ácidos, especialmente o ácido retinóico, estimulam a formação de tecido colágeno, melhorando o aspecto das estrias. Pode haver descamação e vermelhidão e a concentração ideal para cada caso deve ser definida de acordo com o tipo de pele. Deve ser evitada a exposição solar.
·         peelings: os peelings tem a mesma ação dos ácidos, no entanto, de uma forma mais acelerada e intensa, geralmente levando a um melhor resultado. Também deve ser evitada a exposição solar.  
·         dermoabrasão: o lixamento das estrias provoca reação semelhante à dos peelings, com formação de colágeno mas com a vantagem de regularizar a superfície da pele, que ganha mais uniformidade, ficando mais semelhante à pele ao redor.
·         Galvanopuntura: Trata-se de uma técnica que associa os benefícios da corrente galvânica, como a estimulação sensorial, hiperemia capilar, aumento da circulação, nutrição da área e aceleração do processo de cicatrização, aos efeitos do processo inflamatório induzido pela puntura da agulha, que será também o meio pelo qual a corrente penetrará pela pele, no local da estria. Promoverá um aumento de colágeno e elastina ocorrendo a sua regeneração
·         Carboxiterapia: tratamento feito à base de gás carbônico, indicado para melhorar a flacidez tanto do corpo quanto da pele, além de atuar em estrias, celulite e gordura localizada.
Por meio de uma agulha bem fina,  injetamos uma quantidade de CO2 na pele. O gás provoca a distensão da pele, obrigando-a a se reorganizar. Nesse processo, o organismo produz colágeno e fibras elásticas, essenciais para deixar a pele firme e uniforme, minimizando assim a flacidez, rugas finas e estrias brancas.
Os melhores resultados costumam aparecer com a associação de mais de um método.
Agende a sua avaliação!

sábado, 4 de agosto de 2012


No pós operatório imediato as Mamas (os Seios) ficam bastante inchados. Após a Liberação do Seu Cirurgião Plástico é possível fazer Drenagem Linfática para diminuir o edema (inchaço) das mamas.

Também é importante cuidar bem da cicatriz para que não haja aderências e fibroses.

Sair desfilando por aí esbanjando um seio sensual e marcante com certeza é o desejo de toda mulher. Poder então colocar uma roupa que valorize os seios e passear tranqüila sabendo que está arrasando, é um sonho feminino.
Os motivos que levam as mulheres a recorrerem para uma cirurgia de aumento das mamas geralmente são a hipomastia, ou seja, mulheres que apresentam seios pequenos ou que diminuíram após amamentação ou perda severa de peso. A prótese também pode ser usada com sucesso para corrigir pequenas quedas ou para flacidez mamária.

Na cirurgia o tecido mamário é deslocado do músculo peitoral, e é criado um espaço abaixo ou acima do músculo peitoral, onde é colocada a prótese de silicone.

Existem três técnicas cirúrgicas para a inclusão mamária:


Via Periareolar: a cicatriz fica em torno da metade inferior da aréola. Há limitações para inclusão da prótese de acordo com o tamanho da aréola da paciente.

Via Axilar: a cicatriz é quase invisível, sendo feita nos sulcos axilares e a prótese é colocada, via de regra, debaixo do músculo peitoral.

Via Inframamária: é aplicável em todos os casos e a cicatriz fica "escondida" no sulco da mama.

Há vários tipos de implantes utilizados, mas o mais comum é a prótese de silicone micro texturizada, contendo em seu interior silicone em gel altamente coesivo.Quanto à forma, tipo e tamanho do implante de silicone existem diversos, e você discutirá com o seu médico qual é o melhor para o seu corpo e que satisfaça seus desejos.

Todas as técnicas cirúrgicas são feitas para que a paciente possa amamentar, caso engravide após a cirurgia. A presença da prótese mamária não causa incovenientes à investigação de diagnósticos de doenças da mama realizada por meio de exames físicos (palpação), de ultrassonografia e de mamografia.
RESULTADOS:
Antigamente recomendava-se a troca das próteses a cada 10 a 15 anos. Hoje, como o material da prótese é mais moderna, não há um período específico para a troca. Mas, exames como ultrassonografia e mamografia, que são indicados para o acompanhamento e avaliação médica, devem ser anuais.

ROTINA PÓS –OPERATÓRIO:
  • Mantenha repouso relativo no leito, evitando esforços.
  • Mantenha a cabeceira elevada a 45 graus ou com dois travesseiros grandes.
  • Continue com a medicação sem interrupções após a cirurgia.
  • Comunique qualquer anormalidade ou dúvida.
  • Usar sutiã nas 24 horas do dia durante 10 dias. Após este período usar top de ginástica por 20 dias.
  • Evite movimentos que levantem os braços além da altura do ombro.
  • Evite passar os braços além da linha das costas.
  • Não retirar as fitas de Micropore modeladoras.
  • Não dormir de bruços ou sobre a mama durante este período.
  • Não pegar sol durante 30 dias.
  • Não carregar peso por 30 dias.
  • Atividades domésticas: não lavar louça, mover móveis, passar vassoura ou qualquer faxina de casa por 15 dias.
  • Não ir na academia ou fazer qualquer tipo de malhação a princípio por 30 dias.
  • Não dirigir por 10 dias.
  • Fazer drenagem linfática no pós operatório iniciando após 3 dias da cirurgia
  • Retorno ao trabalho com 05 a 07 dias.
USO DE PROTETOR SOLAR:

Após 30 dias da cirurgia é possível pegar Sol com o cuidado de passar FPS 30 nas cicatrizes embaixo do biquíni, por um período de pelo menos 6 meses.

BANHO CORPORAL TOTAL:
Primeiro banho após 24hs da cirurgia. Tomar banho sempre antes de fazer o curativo.

CURATIVOS E CUIDADOS DAS CICATRIZES:
Em 24 horas retirar só as gazes deixando a fita de micropore que se encontra em contato direto com a ferida. Após o banho secar bem as fitas de micropore com toalha limpa e secador de cabelo (ar frio). Logo depois passar álcool e colocar novamente gazes e micropore no local da cicatriz . Este tipo de curativo deve ser feito até a retirada de todos os pontos (varia entre 7 a 10 dias).
A cirurgia de prótese de mama transforma os seios em verdadeiras obras primas,  além de deixá-los mais firmes e graciosos.

Abdominoplastia - Cuidados Pós-operatórios

malha_abdome-cropCom o intuito de esclarecer algumas dúvidas, queremos passar orientações que julgamos importantes para os pacientes no período pós-operatório da abdominoplastia.

  • Obedecer à prescrição médica.
  • Voltar ao consultório para os curativos subseqüentes, nos dias e horários estipulados.
  • Mantenha repouso relativo nos 14 primeiros dias.
  • Evite esforços por 14 dias
  • Não se exponha ao sol ou friagem, por um período mínimo de duas semanas.
  • Inicie a drenagem linfática (mínimo 10 sessões) assim que orientado pelo médico
  • Levante-se tantas vezes quanto lhe for recomendado por ocasião da alta hospitalar, obedecendo aos períodos de permanência sentada, assim como evite ao máximo subir escadas.
  • Não tire o modelador (cinta elástica) ou molhe o curativo neste período.
  • Mantenha o uso de meia elástica por 30 dias após a cirurgia
  • Andar curvada, com ligeira flexão do tronco, e manter passos curtos, por um período de 14 a 21 dias.
  • Deitar-se com o tronco levantado e as pernas dobradas, colocando almofadas ou travesseiros atrás das costas e abaixo dos joelhos, fazendo com que diminua a tensão na área operada.
  • Siga rigorosamente a prescrição médica.
  • Não utilize outros analgésicos além dos recomendados.
  • Salvo em casos especiais, alimentação livre a partir do segundo dia, principalmente à base de proteínas (carnes, leite, ovos) e vitaminas (frutas).
  • Volte ao consultório para curativos subseqüentes e controle pós-operatório nos dias e horários estipulados.
  • Após a retirada dos pontos, permaneça com o curativo de micropore por mais duas semanas.
  • Em caso de pacientes com sobrepeso, poderá ocorrer, após o 8° dia, a eliminação de certa quantidade de líquido amarelado ou sanguinolento, por um ou mais pontos da cicatriz. Não se preocupe, porque se isto lhe ocorrer não significa complicação.
  • Uma vez retirado o curativo, massageie as cicatrizes com o creme receitado pelo médico durante 3 meses.
  • Não se preocupar com as formas intermediárias nas diversas fases de evolução do pós-operatório. O resultado final será verificado cerca de 12 meses após a cirurgia. Tire com seu cirurgião suas eventuais dúvidas.
  • Não dirija antes de 4 semanas.
  • Provavelmente você estará se sentindo tão bem a ponto de esquecer-se que fez cirurgia recentemente. Cuidado! Esta euforia pode levar a esforços prematuros que poderá determinar certos transtornos.
  • A exposição ao sol pode ser feita após 90 dias gradativamente, utilizando-se protetor solar.
  • Os exercícios físicos moderados e atividade sexual podem ser iniciados após 30 dias, sem grandes esforços.
  • Natação, vôlei e musculação após 90 dias.
  • Aguarde para fazer sua dieta ou regime de emagrecimento após a liberação médica.