quarta-feira, 29 de junho de 2011

Porque fazer uma reeducação alimentar?

Ultimamente com o grande destaque que a mídia tem dado a reeducação alimentar, surge na nossa cabeça a dúvida: o que é isso? Como faço uma reeducação alimentar?
Os nossos hábitos alimentares são criados a partir do que aprendemos a comer com nossos pais, avós, familiares, amigos e pessoas que convivemos ao longo da nossa vida, porém nem sempre aprendemos a comer o correto e muitas vezes não nos damos conta.
Além disso, vivemos em uma sociedade que supervaloriza a alimentação o que torna o alimento como o centro das confraternizações, como forma de demonstrar hospitalidade. O alimento está diretamente ligado com as emoções das pessoas, ele nos remete a lembranças de momentos especiais e até nos trazem a sensação de felicidade.
Porém só percebemos tudo isso quando nos deparamos com problemas de saúde ou até com aquelas gordurinhas que tanto nos incomodam. Aí passamos a procurar por “fórmulas mágicas” que nos dêem um resultado rápido e duradouro sem nos importar com as restrições e os males que ela pode causar.
Essas dietas costumam ser monótonas e não muito práticas e prazerosas, fazendo com que a pessoa que está seguindo se sinta desmotivada e logo volte aos seus velhos hábitos.
É aí que entra a reeducação alimentar.
Ao contrário das dietas malucas, a reeducação alimentar tem como objetivo modificar alguns hábitos da pessoa, mas respeitando sempre sua individualidade, preferência, cultura, condições sócio-econômicas e meio em que vive.
Pensamos sempre que fazer uma reeducação alimentar significa que vamos ter que aprender a comer só verduras, legumes e frutas e deixarmos de comer o que gostamos. Pelo contrário, a reeducação alimentar serve para que possamos aprender a comer de tudo um pouco, equilibrando alimentos que são necessários para o nosso organismo com os alimentos que gostamos.
É importante que a reeducação alimentar seja feita de forma individualizada, pois nem sempre o que funciona para um, funciona tão bem para o outro porque cada organismo responde de uma forma diferente. E ela deve ser feita preferencialmente com acompanhamento de nutricionista, que é o profissional qualificado para isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário